sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia 5 - Quote favorito

,
Pensei muito no que colocar aqui, porque não tenho um quote favorito, nem sou de ficar decorando trechos, sl.
Mas aí resolvi postar um trecho de "A cabana", que pode não ser meu quote favorito, mas certamente me fez refletir, e muito. Na verdade, acho que foi uma coisa que ficou na minha cabeça como raramente algo fica, e me pego pensando a respeito dessa teoria sempre.
E claro que eu não sabia de cabeça, então eu baixei o livro só pra copiar e colar aqui. -q

Enfim, leiam e vocês vão entender:

"— Mackenzie, o mal é uma palavra que usamos para
descrever a ausência de Deus, assim como usamos a palavra
escuridão para descrever a ausência de Luz, ou morte
para descrever a ausência de Vida. Tanto o mal quanto a escuridão
só podem ser entendidos em relação à Luz e ao Bem. Eles não têm
existência real. Eu sou a Luz e eu sou o Bem. Sou Amor e não há
escuridão em mim. A Luz e o Bem existem realmente. Assim,
afastar-se de mim irá mergulhar você na escuridão. Declarar
independência resultará no mal, porque, separado de mim, você só
pode contar consigo mesmo. Isso é morte, porque você se separou
de mim, que sou a Vida.
— Uau! — exclamou Mack, sentando-se por um momento. —
Isso realmente ajuda. Mas também posso ver que abrir mão dos
meus direitos de independência não será um processo fácil.
Poderia significar que...

Sarayu interrompeu a frase dele outra vez.

— ... que de alguma forma o bem pode ser a presença do
câncer ou a perda de ganhos financeiros, ou mesmo de uma vida.
— É, mas diga isso à pessoa com câncer ou ao pai cuja filha
morreu — reagiu Mack, um pouco mais sarcasticamente do que
havia pretendido.

— Ah, Mackenzie. Você acha que nós não pensamos neles?
Cada um deles era o centro de outra história que não é contada.
— Mas — Mack podia sentir seu controle se esvaindo
enquanto cravava a pá com força — Missy não tinha o direito de
ser protegida?
— Não, Mack. Uma criança é protegida porque é amada e não
porque tem o direito de ser protegida.

Isso o fez parar. De algum modo, o que Sarayu acabara de
dizer pareceu virar o mundo de cabeça para baixo e ele lutou para
encontrar um ponto de apoio. Sem dúvida devia haver alguns
direitos aos quais ele poderia legitimamente se agarrar.

— Mas e...
Os direitos são o que os sobreviventes procuram para não
terem de trabalhar os relacionamentos
— interveio ela.
— Mas, se eu abrir mão...
— Então começará a entender a maravilha e a aventura de viver em mim — interrompeu ela de novo.
Mack estava ficando frustrado. Falou mais alto:

— Mas eu não tenho o direito de...
— De terminar uma frase sem ser interrompido? Não, não
tem. Na realidade, não. Mas, enquanto você achar que tem,
certamente ficará irritado quando alguém o interromper, mesmo
que seja Deus.
Ele ficou perplexo e se levantou, encarando-a, sem saber se
tinha um ataque de fúria ou se ria. Sarayu sorriu para ele.

— Mackenzie, Jesus não se agarrou a nenhum direito.
Tornou-se um servo por livre vontade e vive seu relacionamento
com Papai. Abriu mão de tudo, de modo que ao longo de sua vida
independente deixou uma porta aberta que permitiria a você viver
suficientemente livre para abdicar de seus direitos."


As partes destacadas são as que realmentem importam. Pensem nisso. :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário